Os sintomas gastrointestinais (GI) podem ocorrer em todos os tipos de síndromes de Ehlers-Danlos e distúrbios do espectro da hipermobilidade; no entanto, essa associação nem sempre é bem conhecida e os sintomas GI podem realmente afetar a qualidade de vida e precisam de tratamento.
Os sintomas gastrointestinais mais comuns incluem náusea, dor abdominal, constipação e diarreia, vômito, refluxo e digestão lenta. Pessoas com SED podem visitar o médico com hérnias, órgãos fora do lugar e prolapso, bem como problemas funcionais, como alterações na velocidade do sistema digestivo (motilidade intestinal). Síndrome de taquicardia postural ortostática, disautonomias e síndrome de ativação de mastócitos também podem afetar o sistema GI.
Na SED clássica (SEDc), o desenvolvimento de pequenas bolsas no intestino (doença diverticular) foi descrito. Vários problemas gastrointestinais no tipo vascular de SED(SEDv) foram descritos, principalmente perfuração de órgãos e / ou sangramento. Ocorreram casos de perfuração intestinal em parentes e parece haver um risco aumentado de perfuração do intestino grosso durante a colonoscopia.
Os sintomas gastrointestinais em pessoas com deficiência de tenascina-X (TNX) (SED tipo clássico, SEDc) incluem dor abdominal, falta de movimento do intestino e perfurações com hérnia ocorrendo após a cirurgia. Constipação de longo prazo e prolapso retal, pequenas bolsas no intestino, prolapso do útero e hérnia de estômago também foram descritos. O aumento da incidência de problemas gastrointestinais em familiares de pacientes com deficiência de TNX foi descrito, incluindo constipação crônica desde a infância e prolapso retal.
Lembrando que fazemos consultas presenciais e onlines, com todos os profissionais (Médicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos e Educadores Físicos) com ampla experiência nesses casos. Entre em contato.
Obrigado!
O alongamento é uma prática indicada para todas as pessoas, independentemente da prática de outros exercícios físicos.
Aqui estão alguns benefícios para te convencer a inclui-los na sua rotina:
1. Alivia tensões;
2. Auxilia na recuperação de lesões;
3. Melhora a postura;
4. Ajuda a melhorar a qualidade do sono;
5. Faz bem para a mente.
Aproveite para compartilhar esse conteúdo e incentivar outras pessoas!
| Clique no link da nossa bio e agende sua consulta.