O sistema nervoso autônomo controla funções importantes como frequência cardíaca, pressão sanguínea, temperatura corporal, frequência respiratória, digestão e sensações.
Muitos sintomas de disfunção autonômica foram observados em pessoas com SED e TEH, incluindo problemas cardíacos e cardiovasculares, pupila, bexiga, sudorese excessiva e problemas do gastrointestinais.
Os sintomas mais comuns de disfunção autonômica cardiovascular são frequência cardíaca acelerada (taquicardia), palpitações, tontura, visão turva, concentração limitada e memória fraca (frequentemente descrita pelos pacientes como "névoa do cérebro") com problemas de desempenho mental incluindo dificuldades para encontrar palavras, dor no peito, tremores, fadiga crônica, intolerância ao exercício e piora após o exercício, inchaço e/ou descoloração nas pernas após ficar em pé por curtos períodos de tempo, frio, mãos e pés escuros, desregulação da temperatura, distúrbios do sono e sensação de estar prestes a desmaiar ou desmaiar.
Também são experimentados problemas urinários, como dificuldade para começar a urinar, incontinência e esvaziamento incompleto da bexiga, problemas sexuais em homens, como dificuldade de ejaculação ou manter uma ereção, e problemas sexuais em mulheres, como secura vaginal ou dificuldade em ter uma orgasmo.
Evitar ou reduzir a exposição a fatores desencadeantes, retirar medicamentos que podem piorar os sintomas, manter uma boa ingestão de água e equilíbrio de sal, levantar as pernas durante o repouso, roupas de compressão, aumentar a atividade física (adaptada às necessidades de SED e TEH), muitas vezes são medidas de gestão de primeira linha.
Lembrando que fazemos consultas presenciais e online, com especialistas em SEDs (Médicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Educadores Físicos, Fonoaudiólogos). Entre em contato para mais informações.
Obrigado!
O alongamento é uma prática indicada para todas as pessoas, independentemente da prática de outros exercícios físicos.
Aqui estão alguns benefícios para te convencer a inclui-los na sua rotina:
1. Alivia tensões;
2. Auxilia na recuperação de lesões;
3. Melhora a postura;
4. Ajuda a melhorar a qualidade do sono;
5. Faz bem para a mente.
Aproveite para compartilhar esse conteúdo e incentivar outras pessoas!
| Clique no link da nossa bio e agende sua consulta.