Sabemos que a Síndrome de Ehlers-Danlos causa alguns problemas tanto internos quando externos que reduzem tanto o desejo sexual quanto o conforto durante a relação.
Nas mulheres, o enfraquecimento do assoalho pélvico é uma das principais causas de desconforto. Isso pode levar à dispareunia, que é a dor durante a relação sexual. Além disso, muitas mulheres podem experimentar vulvodínia, uma dor ou sensação de queimação na parte externa da vagina. Esses sintomas, muitas vezes, são intensificados durante a menstruação, com sangramentos dolorosos e inchaço dos lábios vaginais. A dor e o desconforto podem diminuir o desejo sexual e tornar as relações menos prazerosas, gerando um ciclo de estresse e frustração.
Nos homens, o enfraquecimento do assoalho pélvico também pode causar problemas sérios, como a disfunção erétil. Isso acontece devido à falta de força nas estruturas que sustentam o pênis, dificultando a ereção. Além disso, outras condições associadas incluem criptorquidia, que é quando os testículos não descem adequadamente, e consequentemente problemas hormonais, como a produção insuficiente de testosterona e a produção de espermatozoides. A dor e os desconfortos físicos podem afetar a confiança e a qualidade da relação sexual.
Lembrando que todos esses desconfortos podem piorar devido aos sintomas de fadiga e dor generalizados que, já comprovado em minha tese de Doutorado, afeta cerca de 80% dessa população.
Esta é uma conversa que faz tanto profissionais de saúde quanto pacientes se sentirem envergonhados, mas ela não pode ser evitada. O sexo confortável e saudável também faz parte de uma boa qualidade de vida e precisa ser abordado se a queixa existe e incomoda. Existem abordagens terapêuticas, como fisioterapia do assoalho pélvico, tratamentos hormonais ou até intervenções cirúrgicas, dependendo do caso.
Se você ou alguém que você conhece sofre com esses problemas, saiba que existem tratamentos que podem ajudar. Não deixe o desconforto sexual afetar sua vida. Procure a Clínica Lamari para avaliarmos sua condição e ajudar a encontrar a melhor solução para você.
O alongamento é uma prática indicada para todas as pessoas, independentemente da prática de outros exercícios físicos.
Aqui estão alguns benefícios para te convencer a inclui-los na sua rotina:
1. Alivia tensões;
2. Auxilia na recuperação de lesões;
3. Melhora a postura;
4. Ajuda a melhorar a qualidade do sono;
5. Faz bem para a mente.
Aproveite para compartilhar esse conteúdo e incentivar outras pessoas!
| Clique no link da nossa bio e agende sua consulta.