top of page
  • Foto do escritorMateus Lamari

3 Riscos Surpreendentes, De Uma Postura Desleixada

Você sabia que má postura promove azia, incontinência e muito mais?


Postura é a maneira como você mantém o corpo em pé, sentado ou executando tarefas como levantar, dobrar, puxar ou estender a mão. Se sua postura for boa, os ossos da coluna - as vértebras - ficam alinhados corretamente.


A dor devido à má postura pode ter muitas variáveis. Quer seja o resultado de ficar sentado em uma mesa o dia todo, olhando para um smartphone muito tempo ou relaxando em um sofá, a postura inadequada está perseguindo pessoas de todas as idades. E os especialistas em saúde estão preocupados. "É um problema de saúde comum e importante entre os americanos e pode causar dores no pescoço, problemas nas costas e outras condições agravantes", disse Meghan Markowski, fisioterapeuta do Brigham and Women's Hospital, afiliado a Harvard.



Outros problemas relacionados à postura


Embora as dores nas costas e no pescoço estejam no topo da lista de possíveis problemas de postura, existem muitos outros - como falta de equilíbrio, dores de cabeça e dificuldades respiratórias. "Os pesquisadores também estão investigando se a postura afeta o humor, o sono, a fadiga e o alinhamento da mandíbula", diz Markowski.


Três outros problemas ligados à má postura podem surpreendê-lo.


1. Incontinência


A postura inadequada promove a incontinência de estresse/esforço - quando você perde um pouco de urina ao rir ou tossir. "A postura curvada aumenta a pressão abdominal, o que exerce pressão sobre a bexiga. A posição também diminui a capacidade dos músculos do assoalho pélvico de resistir a essa pressão", observa Markowski, especialista em ajudar as pessoas a superar problemas urinários, intestinais e do assoalho pélvico.


2. Constipação


A postura inadequada no banheiro - curvado com os joelhos abaixo do quadril - pode causar prisão de ventre. "Essa posição fecha um pouco o ânus e torna mais difícil para os músculos abdominais ajudarem a remover as fezes", diz Markowski. A constipação é caracterizada por menos de três evacuações por semana; fezes duras e secas; esforçar-se além da conta para estimular o intestino; e uma sensação de evacuação incompleta.


3. Azia e digestão lentificada.


A postura incorreta após uma refeição pode desencadear azia causada por refluxo ácido (quando o suco gástrico do estômago volta para o esôfago). "A postura curvada exerce pressão sobre o abdômen, o que pode forçar o ácido estomacal na direção errada", explica o Dr. Kyle Staller, gastroenterologista do Massachusetts General Hospital, afiliado a Harvard. "E algumas evidências sugerem que o trânsito nos intestinos fica mais lento quando você fica curvado."


O que você pode fazer:


Markowski recomenda consultar um Fisioterapeuta se você suspeitar que sua postura está causando problemas. O Fisioterapeuta personalizará um programa de exercícios e alongamentos para melhorar a força e a flexibilidade dos músculos centrais. Os músculos centrais (no abdômen, assoalho pélvico e nas costas) que sustentam a coluna.

O objetivo é uma posição neutra e ereta da coluna - não flexionada muito para frente ou para trás, nem para os lados, na maioria do tempo.


Uma coluna neutra também é importante na hora de evacuar. "Mantenha as costas retas e incline-se para a frente na altura dos quadris. Manter os joelhos mais altos do que os quadris, imitando uma posição de agachamento, que é melhor para ajudar a abrir o ânus para que você possa passar as fezes sem forçar, "Markowski diz.


Para reduzir o risco de incontinência de esforço, Markowski recomenda fortalecer os músculos do assoalho pélvico. "Ensinamos as pessoas a controlar os músculos pélvicos quando tossem", diz ela. "O alinhamento neutro adequado da coluna também ajudará a minimizar a pressão abdominal."


Algumas dicas gerais de postura:


Para atingir a posição neutra da coluna, Markowski o aconselha a colocar os ombros para baixo e para trás, puxar a cabeça para trás e envolver os músculos centrais, que sustentam nossa postura (também chamado de core). "Traga o umbigo em direção à coluna, como se estivesse fechando o zíper de um jeans confortável. Isso ajudará a envolver o músculo transverso do abdômen, que atua como um espartilho ao redor da coluna", explica Markowski.

Outras dicas: Use um travesseiro de apoio lombar para lembrá-lo de sentar-se ereto em uma cadeira e mudar de posição a cada 30 a 50 minutos. “Não queremos pessoas em posturas fixas por horas seguidas”, diz Markowski. "Esteja vigilante, e uma boa postura contribuirá para muitos aspectos da saúde."


Evite esses imprevistos, que podem ser driblados com boa supervisão, informação e exercícios individualizados e específicos. A Clínica Lamari possui profissionais com ampla experiência e vivência nesses casos. Entre em contato e melhore sua qualidade de vida.


Obrigado!

1.991 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
001.png
bottom of page