• Mateus Lamari

Por Que Sentimos Mais Dores No Frio?

A relação entre dores no corpo e frio é antiga. Com certeza pelo menos alguma vez você ouviu frases como “o tempo vai virar, meu joelho está doendo” ou “estou com dor no corpo por causa do frio”. Um estudo da Escola de Medicina de Harvard atestou que 67% das pessoas entrevistadas nos Estados Unidos sentem mais dores quando acontece uma mudança brusca de temperatura.


Então não, você não está sozinho nessa e não, nossas articulações não ganharam superpoderes ou viraram o homem do tempo dos telejornais. O aparecimento dessas dores musculares e nas articulações com a chegada do frio tem um motivo e vamos te contar qual é.


Por que meu corpo dói mais no frio?



O motivo é simples. No frio nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos. Isso causa rigidez muscular e um possível desconforto ao se movimentar. Pessoas que passaram por uma cirurgia recente, por exemplo, podem sentir mais esse desconforto, as cicatrizes ficam mais retraídas, causando mais dor.


Diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos e contração dos músculos


Numa mudança brusca de temperatura os vasos sanguíneos diminuem ligeiramente o seu diâmetro e os músculos e as articulações tendem a ficar mais contraídos para que haja uma temperatura adequada e mais sangue nos órgãos, pois são essenciais à vida.


Com menos sangue e calor nas extremidades do corpo, qualquer toque ou pancada pode ser ainda mais dolorida e o local das cicatrizes ficam mais retraídos e os receptores da dor localizados nas regiões mais profundas do corpo ficam mais sensíveis e enviam o estímulo da dor ao cérebro ao menor estímulo.


Aumento da viscosidade do líquido sinovial


Além disso, no frio o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações e serve para lubrificá-las. Esse aumento de viscosidade gera maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dores.


Variação da pressão atmosférica


As articulações apresentam barorreceptores, sensores de pressão, que são sensibilizados com essas mudanças repentinas. Quando a pressão barométrica cai, os tecidos do corpo podem se expandir, o que acaba por pressionar mais os nervos que controlam os sinais de dor.


Aumento da sensibilidade das terminações nervosas da pele


De acordo com esta teoria as abruptas mudanças de temperaturas nos torna mais perceptíveis à dor porque as terminações nervosas localizadas na pele ficam mais sensíveis, com a chegada do frio ou da chuva, leva a um pequeno inchaço das articulações, que embora não possa ser visto a olho nu, já é suficiente para levar ao surgimento ou piora da dor articular.


Hipermobilidade Articular e SED: ATENÇÃO!


As dores causadas pela Hipermobilidade Articular e as Síndromes de Ehlers-Danlos (SED) podem acompanhar a pessoa durante todo o ano, mas especialmente nos períodos mais frios, elas costumam se intensificar. Por tanto, cuidados redobrados neste caso!

Tem como prevenir as chamadas dores de inverno


A melhor forma de evitar e prevenir as dores de inverno é se mantendo em movimento. Também é bastante válido realizar alongamentos logo após acordar, pois isso auxilia a manter as articulações lubrificadas, ativa a circulação e minimiza a rigidez muscular.


E não deixe de fazer atividades físicas, pois o treino estimula a produção de neurotransmissores que possuem ação anti inflamatória e analgésica, diminuindo a dor. O exercício serve também para lubrificar as articulações, diminuir a fadiga muscular e as contraturas e espasmos musculares.

As atividades físicas também são excelentes para evitar as dores nas articulações causadas pelo frio, já que através dela acontece a otimização da irrigação sanguínea e aumenta a flexibilidade. Mais flexibilidade, menos dores!


Mantenha o corpo bem aquecido, sem se permitir sentir o frio, e colocar uma compressa morna na articulação dolorida ou no local da cirurgia também ajuda, pois promove a dilatação dos vasos sanguíneos.


Os atletas também sentem, e nos dias frios tem uma chance maior de sofrer uma lesão muscular, pois os vasos sanguíneos afinam, reduzindo o fluxo de sangue e fazendo a musculatura se contrair para regular a temperatura e a circulação de sangue pelos órgãos. Para diminuir esse risco, aquecer os músculos antes de qualquer atividade física é fundamental, mesmo que o exercício não seja tão intenso.


CUIDADO!


Dores articulares desses períodos mais frios também necessitam de avaliação e cuidados do seu Fisioterapeuta, para evitar avanços inesperados. A Clínica Lamari tem protocolos especiais para essa população, podendo serem feitos de maneira presencial ou online. Entre em contato!


Instagram

Facebook

Youtube

Spotify

Obrigado!

246 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo