• Mateus Lamari

Atendimento Online ou Presencial. Qual Optar?

O atendimento remoto na área da saúde nunca foi o método de primeira escolha na abordagem dos pacientes. Entretanto, diante da situação de pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2020, vários pacientes optaram por abandonar o tratamento presencial que estavam realizando; seja por medo de sair de casa e contrair o vírus, seja pela situação de lockdown impostas pelas autoridades sanitárias. Portanto, a partir daí surge a necessidade de se pensar em como realizar um bom atendimento on-line, a fim de atender as demandas dos pacientes mesmo sem sair de casa.



Entretanto, ainda há muita resistência por parte dos pacientes nesse tipo de abordagem, muitas vezes devido a preconceitos quanto à eficácia ou a falta de estímulo adequado do atendimento via internet.


Portanto, hoje vamos conversar um pouco sobre o atendimento online.


O atendimento não presencial não difere de nenhum outro atendimento presencial e deve ser realizado em ambiente semelhante a uma consulta formal. Um telemonitoramento de alta qualidade é aquele em que a avaliação, o esclarecimento do diagnóstico, as recomendações para tratamento e evolução são claramente comunicados de acordo com os modelos atuais de melhores práticas de atendimento. É esperado que, ao fornecer atendimentos não presenciais, o profissional esteja registrado na respectiva região do Conselho Regional.


Existe evidência disponível que sugere que os cuidadores estão satisfeitos e confortáveis com intervenções realizadas por meio de atendimentos não presenciais (Chi et al., 2015).

Conforme discutido, os atendimentos não presenciais são importantes como uma forma de apoiar os pacientes no período atual, reduzindo a pressão sobre os cuidados hospitalares, bem como possibilitando o acesso aos cuidados de rotina para os pacientes.


Telemedicina. O Que É?


A telemedicina (junção dos termos “tele” relativo a “longe” e “Medicina”) é o atendimento dos profissionais de saúde feito a distância e que, para isso, utiliza recursos tecnológicos: internet, celular, computador e/ou televisor.


A origem dessa prática pode até parecer recente, mas, na verdade, existe desde a década de 1950.


O primeiro país a adotar o sistema remoto foi Israel. Em outras partes do mundo, os profissionais de saúde também gostaram da ideia e passaram a usar com muita frequência, são os casos dos Estados Unidos e do Canadá.


No Brasil, o conceito de telemedicina ganhou mais notoriedade em março de 2020 — época do início da pandemia causada pelo novo coronavírus.


O Conselho das profissões liberou a prática à distância para todo o país, na tentativa de evitar superlotação em centros de saúde.


Afinal, o paciente pode receber determinadas orientações sem precisar sair de casa.


Como Funciona a Telemedicina?


Agora que você já sabe o que é telemedicina, podemos falar do modo de ação.

No atendimento, o médico e o paciente se comunicam por meio de:


· chamada de vídeo,

· troca de mensagens de texto;

· áudio;

· ligação de telefone.


Assim como em uma consulta presencial, o profissional faz toda a parte das perguntas/anamnese, testes físicos, funcionais, análise detalhada histórica, pedidos de exames, etc.


Além disso, e se necessário, envia os pedidos de exames ou receitas de medicamentos (também por meio online).


Então, tanto o profissional de saúde quanto o paciente entram em um sistema online que direciona ambos para um “espaço virtual” onde poderão se comunicar.


Quais os Benefícios da Telemedicina?


Ao descobrir o que é telemedicina e ao adotá-la no dia a dia, é possível viver muitos benefícios.


Praticidade

A consulta remota oferece mais praticidade às pessoas, uma vez que elas não necessitam sair de casa ou, ainda, deixar o trabalho às pressas para chegar a um consultório.

Muito pelo contrário, basta pegar o celular ou ligar o computador, minutos antes da consulta.


Mais promoção de saúde

A facilidade de procura, aliás, também dá a oportunidade de homens e mulheres cuidarem melhor da própria saúde.


É que muita gente deixa de procurar serviços de saúde quando pensam nas possíveis dificuldades de: marcar o atendimento, se deslocar e, ainda, enfrentar uma sala de espera.


Laudos de Exames Realizados Por Determinados Especialistas

A telemedicina, além de tudo, permite que os exames sejam avaliados e laudados por profissionais de qualquer parte do Brasil.


É uma facilidade que faz com que, por exemplo, um paciente da Bahia consiga a avaliação de um profissional de saúde com maior conhecimento na área, mas que reside e atende em qualquer lugar do Brasil.