top of page
  • Foto do escritorMateus Lamari

Reestruturação postural e sua importância em todas as idades

O aumento da utilização de computador, tablets e o estilo de trabalho administrativo, a permanência na postura sentada é muito grande. Essa permanência em uma mesma postura favorece uma condição de estática muscular, que leva a dores na coluna lombar devido à irritabilidade de estruturas teciduais pela falta de movimentos variados.



A assimetria corporal desenvolvida graças à dominância que temos em um dos lados do corpo, associada às cargas de forças assimétricas geram um aumento da hemodinâmica unilateral, aumentando assim a sobrecarga tecidual e favorecendo lesões teciduais e má postura. 

A realização de um programa terapêutico para aumentar a consciência postural é fundamental para que o indivíduo tenha um bom comportamento postural, prevenindo assim a sobrecarga na coluna e dores nas costas.


A terapia manual, recurso terapêutico que utiliza as próprias mãos do fisioterapeuta para mobilizar ou manipular as vértebras articulares na busca do alinhamento vertebral das mesmas; e a RPG (Reeducação Postural Global), método que trabalha a globalidade do indivíduo na busca da reeducação da sua postura em todas as atitudes posturais que realize, enfatizando sua consciência corporal e orientando o indivíduo a executar movimentos e posturas de forma a trazer menos sobrecarga estrutural e um maior desempenho em suas atividades.


É muito importante os pais ficarem atentos aos seus filhos durante todo o processo de crescimento, controlando o tempo que a criança passa nos dispositivos eletrônicos e sempre corrigindo quando é percebido uma má postura, a ajuda do fisioterapeuta no desenvolvimento também é imprescindível. 

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
001.png
bottom of page