top of page
  • Foto do escritorMateus Lamari

Qual a Meia De Compressão Elástica Ideal?

Atualizado: 13 de ago. de 2020

Quando você tira os sapatos no fim do dia, suas pernas ficam com as marcas das meias? Essa situação é bastante comum e pode significar um inchaço, que é o resultado da falta de retorno venoso, ou seja, a dificuldade de o sangue subir e chegar ao coração.

As pernas podem inchar por vários motivos, como problemas cardíacos ou renais, obesidade e principalmente por causa da dificuldade de bombeamento de sangue na panturrilha. Alterações hormonais também podem aumentar o risco de varizes e inchaço nas pernas e, por isso, esses problemas são mais comuns nas mulheres.


Outros fatores que podem contribuir para o inchaço são a menstruação, que aumenta o estrogênio e diminui a eliminação de líquido pelos rins, e também a gravidez. A grávida tem tendência também a ter varizes durante a gestação por causa da dificuldade do retorno do sangue para o coração.

No entanto, para quem tem tendência, existem alguns fatores que podem diminuir o inchaço e até prevenir varizes, como as meias de compressão.

Diferente do que algumas pessoas pensam, a compressão da meia não causa desconforto. Pelo contrário, se ela for bem indicada pelo fisioterapeuta, na compressão e nas medidas corretas, seu uso contínuo traz bastante alívio para os sintomas de cansaço e dor.


Qual a Melhor Meia de Compressão? Como escolher?

Sabemos que existem no mercado diversas opções de meias de compressão, e muitas pessoas nos perguntam: Como sei qual a correta para minha necessidade? Nós analisamos as perguntas mais comuns e trazemos as respostas simplificadas para vocês.

A etapa mais importante é definir qual compressão possui indicação para uso, pois ela é como a dosagem de um medicamento usando a compressão correta você garante a eficiência no tratamento ou a prevenção.

15-20 mmHg - PREVENÇÃO


Ideal para o uso no dia-a-dia em viagens longas e para recuperação pós treino, as meias com essa compressão ajudam a melhorar a circulação sem que elas apertem muito suas pernas, são fabricadas em uma grande variedade de meteriais para combinar com todos os estilos.

20-30 mmHg - MÉDIA COMPRESSÃO


Ideal para veias varicosas, veias aranhas, pernas inchadas (edema), e para pós cirurgia de varizes. Você não é obrigado a ter nenhum sintoma acima para fazer uso da compressão 20-30 mmHg. Pessoa que procuram por mais suporte que as meias 15-20 mmHg, geralmente passam a usar as meias 20-30 mmHg.

30-40 mmHg - ALTA COMPRESSÃO


Essa compressão mais elevada é recomendada para Trombose Venosa Profunda (TVP), Linfedema, Pernas Inchadas (edema), Veias Varicosas (severas) e para pós cirurgia.

Dica! Você sabe o significado de mmHG?


"mmHg" é uma abreviação que corresponde à "milimetros de mercurio", que por sua vez é a unidade de medida de uma pressão. É a mesma unidade de medida de um aparelho de medir pressão. As meias de compressão utilizam um intervalo para o quanto de pressão irá exercer em sua perna, pois a compressão altera dependendo das suas medidas.

Agora, já com a compressão definida você ira escolher o tipo da meia de compressão, ela pode variar conforme a região mais afetada a ser tratada.

Panturrilha 3/4


Meias de Compressão do tipo 3/4, são meias que vão até abaixo do joelho. Algumas meias de compressão por serem elásticas podem passar dessa altura (por-favor não façam isso). Se isso acontecer você deverá ajustar a meia para que ela fique na posição correta, pois caso contrário dependendo da gravidade isso poderá agravar mais o seu estado.

Meia Coxa 7/8


Meias de Compressão do tipo 7/8, são meias cobrem praticamente toda a perna, vão até a parte superior da coxa, quase na virilha. Elas são fabricas para pessoas que necessitam de melhorar a circulação em toda a sua perna.

Meia Calça / Materna


Meias de Compressão do tipo Meia Calça e Meia Calça Gestante, são meias que vão até a cintura cobrindo toda a perna chegando até a cintura sendo no caso da linha Materna ela possui um ajuste para barriga para companhar o crescimento. A Meia calça de modo geral tem as mesmas "funções" da 7/8, porém são mais indicadas para pessoas que possuem uma maior flacidez e precisam de uma meia que cobrem a perna toda, também indicada para pessoas que não se sentem "seguras" e ou confortáveis com as meias 7/8. É importante dizer que as Meias Calças de modo geral possuem compressão somente até a parte superior da coxa.

Dica! E como faço pra escolher?


Para que você escolha de forma certa você deve se perguntar qual a região da perna está mais "afetada". Em casos onde a região afetada se localiza abaixo do joelho, considere que uma meia 3/4 será suficiente. Caso a região mais "afetada" se localiza acima do joelho, considere que uma meia 7/8 ou até mesmo uma Meia Calça será mais apropriada.


QUANTO TEMPO PODE USAR MEIA DE COMPRESSÃO?

As meias de compressão têm a finalidade de melhorar o retorno venoso nas situações cotidianas – como quando estamos de pé ou sentados por tempo prolongado. Elas também são usadas por esportistas.


No entanto, elas não são a melhor opção quando durante o sono. Quando estamos deitados, a meia de compressão pode ter efeito de comprimir a circulação arterial, causando problemas circulatórios.


Nessa posição, o retorno venoso já acontece naturalmente. Se for necessário melhorá-lo, podemos colocar um travesseiro sob as pernas, impedindo que elas inchem.

Geralmente coloca-se a meia de compressão ao acordar e se tira ao final do dia, quando a pessoa for dormir e ao tomar banho, num prazo de utilização médio de 12 horas dia.

Como vestir/usar sua meia de compressão?


Vestir a meia de forma correta evita a formação de garrotes (dobras no tecido), proporciona menor esforço físico na colocação e retirada do produto, além de aumentar a sensação de conforto e bem estar. No entanto uso de forma adequada desse mecanismo nem sempre é possível pela falta de orientação fornecida pelos profissionais de saúde.


O uso inadequado da meia pode levar à piora do edema (inchaço), da dor e das varizes. Por isso, é muito importante seguir um passo a passo quando for vestir a sua meia de compressão.

A meia de compressão deve ser colocada pela manhã, pois a perna está menos edemaciada (inchada) e as veias menos túrgidas (cheias). Se não for colocada após acordar, devemos permanecer com os membros inferiores elevados (“pernas para cima”) por 10 a 30 min antes de coloca-la. Colocar a meia com as pernas inchadas, pode piorar o edema, principalmente nos dedos dos pés, causando dor e incômodo.


Abaixo você encontrará algumas informações úteis para o uso correto da terapia compressiva.


-Antes de calçar, é importante estar sem anéis nos dedos, com as unhas curtas e com as pernas secas.

-coloque a mão por dentro da meia e segure o tecido próximo ao calcanhar;

-com a outra mão, vire a meia do avesso até o ponto em que você estiver segurando;

-calce a meia no pé, ajustando-a bem, até o calcanhar;

-em seguida, deslize-a aos poucos pela perna até a altura determinada.


A meia deve ser distribuída (“espalhada”) uniformemente pela perna e, se sobrar um pouco, deve ser SEMPRE para os dedos dos pés e NUNCA para cima, para evitar dobras, “rugas”,… Se estiver sobrando demais, provavelmente a meia está muito grande para a sua perna.


Como cuidar das meias de compressão


Outra dica valiosa de como usar meia de compressão é com relação à conservação do produto. Por ser de uso diário, o produto sofre bastante desgaste. As fabricantes costumam dar um prazo de, em torno, de seis meses de validade para uma meia de compressão. Quando passa disso, elas já não comprimem as pernas da maneira adequada.

Outro problema que surge com o uso frequente é a lavagem da meia de compressão. Durante o verão, quando transpiramos mais, é quase inevitável lavá-la diariamente.

Por esses motivos, o recomendado é que cada paciente tenha duas meias. Isso facilita a lavagem e ainda faz com que elas durem muito mais tempo.


FIQUE ATENTO!


Essas são dicas e sugestões gerais, mas vale lembrar que cada caso tem a sua individualidade e especificidade. Para informações mais precisas para o seu caso, entre em contato conosco.


Obrigado!

11.700 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
001.png
bottom of page