top of page
  • Foto do escritorMateus Lamari

Problemas de Visão/Audição na Instabilidade Craniocervical

Muitas pessoas que entram em contato conosco relatam um lento desbotamento para o cinza na visão de um de seus olhos. Este é um problema que, atualmente, eles e seus médicos estão perdidos.


Para algumas pessoas, essa perda ou alteração da visão se tornou tão frequente que elas simplesmente convivem com ela, uma vez que seus testes descartam doenças cardiovasculares, vasculares e neurológicas. Mas deve haver uma causa e possivelmente um tratamento inexplicável. Uma possibilidade é que a coluna cervical ou a instabilidade do pescoço e um diagnóstico de instabilidade craniocervical podem ser o diagnóstico ausente para a perda temporária da visão ou distúrbios da visão em um olho.



As pessoas que entram em contato com nosso centro são pessoas que geralmente não começam a conversa com a perda temporária de visão de um dos olhos. Eles têm muitos sintomas e condições diferentes, e a perda temporária de visão é apenas um deles e, mesmo assim, a perda de visão pode não estar no topo da lista de sintomas. Isso nos mostra quase imediatamente a complexidade de sua história médica. Essas pessoas, talvez como você, fizeram uma longa jornada médica, teste após teste. Para a maioria, os testes não disseram porque isso está acontecendo. Os resultados usuais em situações como essa são a pessoa recebendo mais medicamentos, desta vez para anticoagulantes, e uma recomendação para evitar uma dieta rica em gorduras. Isso é claro, além de outros medicamentos que já estão tomando para seus outros sintomas. Ou, como algumas pessoas dizem sobre seus medicamentos, "mais na pilha".



Dor de ouvido, sensibilidade ao som e problemas auditivos


Muitos pacientes que atendemos têm dor de ouvido ou sensibilidade ao som. Algumas dessas pessoas têm um longo histórico médico que pode incluir visitas ao otorrinolaringologista e outros especialistas e médicos. Alguns podem obter o diagnóstico de doença de Meniere. Em muitos desses pacientes, seus problemas de zumbido, doença de Meniere, tontura, plenitude auricular, diminuição da audição ou sensibilidade ao som podem ser atribuídos a problemas de instabilidade da coluna cervical / pescoço.


As pessoas que vemos raramente sofrem de um problema ou condição por si só. Vemos as pessoas com sinusite crônica como uma condição entre muitas. Vemos pessoas que têm disfunção da tuba auditiva como uma condição entre muitas. Esses sintomas podem incluir zumbido, plenitude auricular , vertigem , problemas de visão , dor facial e sensação de dormência. O que muitas pessoas têm em comum e a única condição constante de que sofrem é a dor no pescoço.


O que estamos vendo nesta imagem?


Problemas de desconforto no ouvido, plenitude auricular, pressão, dor, tontura e até perda auditiva parcial ou total podem ser causados ​​por disfunção da tuba auditiva. A função normal da tuba auditiva requer a ação dos inervados pelos nervos vago e trigêmeo. Quando esses músculos não funcionam normalmente, o fluido se acumula no ouvido médio.



Este artigo apresenta uma resposta possível para o motivo pelo qual você pode não ter respondido ao tratamento. Essa resposta é uma conexão com a instabilidade da coluna cervical e a dor no pescoço.


Doença de Meniere e insuficiência venosa cerebrospinal crônica


Frequentemente seremos contatados por pessoas com diagnóstico de doença de Ménière com sintomas e condições de perda auditiva, tontura, vertigem, sensibilidade a sons agudos, tontura, perda de equilíbrio, fadiga, dificuldades de engolir, problemas de visão e algumas pessoas sugerindo que eles têm um senso alterado de realidade ou dissociação com a realidade. Algumas dessas pessoas sofrem da doença de Meniere há anos e até décadas. Muitos também apresentam zumbido, pressão no ouvido interno e muitas dores no pescoço e nos ombros.


Alguns nos dirão que a doença de Meniere melhora quando eles têm ajustes quiropráticos da coluna cervical superior. Eles também nos dirão que seus Fisioterapeutas notaram uma curva reversa na coluna cervical e no desalinhamento das vértebras, especialmente na instabilidade atlantoaxial C1-C2. Outros nos contarão sobre sua Hipertensão Intracraniana Idiopática (ninguém sabe de onde vem). Tudo isso pode ser causado ​​pela instabilidade cervical superior e a conexão com a hipertensão intracraniana e a insuficiência venosa cerebroespinhal crônica.


Zumbido, instabilidade da coluna cervical e dor no pescoço


Se você tem um diagnóstico de zumbido, provavelmente foi submetido a vários testes, pesquisou exaustivamente a doença, teve mais pessoas olhando em seus ouvidos do que você consegue contar. Você teve todos os tipos de tratamentos, terapias de som, terapias comportamentais, terapias medicamentosas e terapias de enfrentamento para ajudá-lo a gerenciar seu dia. Existem muitos tratamentos para ajudar a controlar o zumbido, mas não existem tratamentos validados que curem o zumbido.


Muitas pessoas que nos procuram dizem que estão confusas e com medo porque não parece haver uma direção que possam seguir para resolver esse problema. É por isso que eles estão chegando, estamos apresentando uma opção diferente.


Sugerimos o tratamento que envolve a conexão dos sintomas do zumbido à instabilidade do pescoço cervical e tratamentos que fortalecem os ligamentos da coluna cervical.


Problemas de sinusite - não consigo respirar pelo nariz


Os pacientes sofrem de muitos sintomas de “tipo neurológico” diferentes, tinha recebido muitos diagnósticos diferentes, tinha muitos tratamentos, procedimentos e testes e finalmente foi diagnosticada com síndrome do nariz vazio, entre outros problemas. Eles sentem que seus sintomas estavam relacionados à instabilidade atlantoaxial , compressão do nervo vago e insuficiência venosa cefalorraquidiana .


O paciente sofria de falta de ar (dispneia) e incapacidade de sentir o ar passando pelo nariz. Ele não consegue respirar às vezes e constantemente sente que está se afogando em fluidos nasais e sinusais. Então ele começa a hiperventilar.


A Clínica Lamari tem uma equipe multidisciplinar treinar, com experiência em pacientes com instabilidade craniocervical (Médicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Educadores Físicos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos). Entre em contato e tire suas dúvidas:


Obrigado!

14.839 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
001.png
bottom of page