top of page
  • Foto do escritorMateus Lamari

Benefícios da Telemedicina

A telemedicina surgiu para ampliar a oferta de serviços da saúde em situações em que pacientes e profissionais da área médica estão em locais distintos. Com essa tecnologia, é possível realizar consultas, avaliações e tratamentos à distância. Ela também é útil para a troca de informações e agiliza diagnósticos.


Além disso, as vantagens do atendimento a distância também incluem a otimização do tempo e a redução de custos operacionais, como compra de papel, impressão e despesas logísticas: hotéis, deslocamentos, tempo, etc



Uma das maiores vantagens da telemedicina e do laudo à distância é a segurança das operações. Os arquivos gerados só podem ser acessados por pessoas autorizadas, mediante validação e identificação.


Nos Estados Unidos, um dos países que mais aderiram ao procedimento, em 2015, mais de 15 milhões de pessoas receberam alguma assistência remota. De lá para cá, o número de pessoas atendidas virtualmente cresceu cerca de 20% ao ano, o que demonstra os diversos benefícios que a telemedicina pode agregar ao setor da saúde em geral.


O banco de dados permite que avaliações e laudos sejam armazenados virtualmente e possam ser acessados a qualquer hora, reduzindo o risco de perda ou dano aos documentos.


A telemedicina aumenta o acesso aos cuidados

A telemedicina permite que você obtenha assistência médica a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que você tenha uma conexão com a Internet.


Isso permite que um número maior de pessoas acesse os serviços de saúde com significativamente menos problemas. Isso é especialmente útil para pessoas com mais necessidades de assistência médica, mas também com dificuldade em obter os cuidados de que precisam, como idosos ou pessoas com deficiência.


A telemedicina melhora a qualidade do cuidado

Pesquisas indicam que a telemedicina não apenas aumenta o acesso aos cuidados de saúde para mais indivíduos, como também melhora a qualidade dos cuidados que os pacientes recebem. As pesquisas indicam que os pacientes de telemedicina tiveram menos internações, eram mais propensos a passar menos dias no hospital e estavam mais envolvidos com seus cuidados de saúde.

Após a pandemia provocada pelo novo coronavírus e com o surgimento de novas tecnologias, a telemedicina se tornou cada vez mais popular – e importante. Isso teve um efeito profundo no setor de saúde como um todo, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. Existem inúmeras vantagens na telemedicina, algumas das quais não são necessariamente óbvias à primeira vista. À medida que a tecnologia continua a se desenvolver e expandir em um ritmo cada vez maior, inovações possibilitaram e incentivaram a disseminação da telemedicina. A telemedicina utiliza a internet para a realização de videoconferências, troca de imagens e mensagens de voz, entre outras tecnologias de telecomunicações para fornecer assistência médica – consultas, prescrições, diagnósticos e muito mais – de onde o médico estiver para qualquer outro lugar do mundo.

Diagnóstico precoce

O atendimento remoto é uma ferramenta importante de assistência ao diagnóstico e tratamento. Com a tecnologia é possível analisar exames e sintomas de forma mais ágil. Assim, em alguma situação crítica em que o paciente precise de tratamento imediato, o Profissional de saúde pode encaminhá-lo direto para as especialidades necessárias. O tempo gasto entre uma consulta presencial até o atendimento de urgência será menor.


Ajuda no isolamento social e segurança para pacientes:


A primeira vantagem tem a ver com o momento do coronavírus e também se mostra útil em qualquer situação de pandemia ou mesmo epidemias menos sérias, mas também perigosas.

Neste tempo de pandemia, as pessoas precisam evitar sair de casa. Então, através da teleconsulta, você dá um atendimento eficiente para qualquer paciente, que pode ficar no conforto e na segurança do seu lar, além disso, ainda diminui a aglomerações em clínicas.

Melhoria no relacionamento com o paciente.


A teleconsulta é uma ótima forma de melhorar o relacionamento com seu paciente. Você vai poder ter contatos mais frequentes com ele, de forma mais rápida, e ele ficará na comodidade e segurança do seu lar.


Isso tudo aumenta a satisfação e faz o paciente se sentir realmente bem atendido.


Você pode até fazer teleconsultas de acompanhamento com uma frequência grande, para garantir o sucesso do tratamento. Essa prática também melhora o relacionamento.


Na Clínica Lamari realizamos os atendimentos a distância, por teleconsulta, há muitos anos, com eficiência e resolubilidade garantidas. Para mais informações, entre em contato!


Obrigado!

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
001.png
bottom of page