top of page
  • Foto do escritorMateus Lamari

Benefícios da Ergonomia no Trabalho

A ergonomia é também conhecida como o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. Podemos dizer que a ergonomia no trabalho oferece ao indivíduo, o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de doenças/lesões especificas para cada tipo de atividade executada.


Um colaborador pode trabalhar até 2.030 horas por ano, o que significa, muitas vezes, que ele acaba passando mais horas por dia na empresa do que em sua própria casa. Nesse cenário, a ergonomia no é uma grande aliada da empresa, uma vez que consegue tornar essas horas de trabalho mais produtivas.



Se considerarmos exclusivamente o pagamento, pelo INSS, dos benefícios devido a acidentes e doenças do trabalho somado ao pagamento das aposentadorias especiais decorrentes das condições ambientais do trabalho encontraremos um valor superior a R$ 10,5 bilhões/ano. Se adicionarmos despesas como o custo operacional do INSS mais as despesas na área da saúde e afins o custo - Brasil atinge valor superior a R$ 39 bilhões.


Considerando que a eficiência dos processos utilizados na ergonomia seja apropriada para eliminar os riscos que afetam a saúde do trabalhador, pode-se afirmar que o custo-benefício dos métodos ergonômicos utilizados, minimiza para as empresas, as despesas com possíveis indenizações, quando não há condições adequadas de trabalho, causando aos funcionários algum tipo de incapacidade física que o impossibilite de exercer suas atividades diárias. Investir em ergonomia pode aumentar em até 20% a produtividade da indústria e reduzir o absenteísmo em 3%.


Para termos uma noção da importância do tema saúde e segurança ocupacional basta observar que no Brasil ocorre cerca de 1 morte a cada 3 horas, motivadas pelo risco decorrentes dos fatores ambientais do trabalho e ainda cerca de 14 acidentes ocorrem a cada 15 minutos na jornada diária.


Especialistas na área afirmam: O corpo humano não foi criado para ficar estático por longas horas, os músculos e as articulações precisam estar em constante movimento. E nosso objetivo em cada novo artigo é compartilhar informações e dicas sobre ergonomia, saúde e bem-estar para que contribua por um local de trabalho agradável e confortável. Acreditamos que um ambiente que ofereça qualidade de vida impactará diretamente na vida dos seus colaboradores pessoal e profissionalmente.


Uma melhor performance e a produtividade dos profissionais está relacionado a hábitos saudáveis, estação de trabalho adequada e um bom clima motivacional. Inclusive pesquisas revelam que há redução dos fatores de riscos em empresas que aplicam programas de qualidade. Acreditamos também, assim como as pesquisas destacam, que a educação estimula a adoção de novos hábitos.


Uma boa postura é fundamental para a saúde, já que ao contrário, uma má postura, pode causar transtornos físicos graves e que podem afetar a autoestima, desempenho e a qualidade de vida.

Doenças relacionadas à má postura, como dor nas costas, ainda são a maior causa de afastamento do posto de trabalho. Segundo o INSS, em 2016, foram registrados 160 mil casos com pedidos de auxílios-doença por mais de 15 dias. A OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que as dores nas costas incapacitam fisicamente 50% das pessoas. Ou seja, é preciso atenção a essa região, assim como em todas as outras áreas do corpo, porque sem percebermos provocamos doenças ocupacionais como LER/DORT (lesão por esforço repetitivo / distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).


Mas ninguém quer que esses problemas aconteçam, certo? Precisamos cuidar da forma como sentamos, usamos o computador, o smartphone e até mesmo a posição adequada para quem trabalha em pé ou sentado. Aprender a melhorar a postura evita a médio e longo prazo sofrer com lesões e doenças.


Manter a estação de trabalho organizada, respeitar e seguir os procedimentos de segurança, manter uma postura ergonômica ativada, são algumas das orientações que precisam ser enfatizadas para estimular a qualidade de vida no trabalho, valorizando o desempenho dos colaboradores.


Atenção para as dicas abaixo:

- Posicione as pernas em um angulo de 90° e mantenha os pés ao chão ou apoiados (Dica: conheça o Apoio para os Pés). A boa postura das pernas evita a tensão nas articulações e evita a compressão das coxas.


- Mantenha a cabeça e pescoço alinhados (Dica: Suporte para Monitor e Suporte para Notebook). Os olhos devem estar no centro do monitor e é importante ter uma distância de 40 a 70 cm (ou a distância do seu braço, em média) para que fique confortável e não canse a visão.


- Sente na cadeira sobre o ossinho do bumbum e volte o quadril um pouco para frente (Dica: Cadeira Ergonômica). Mantenha as costas apoiadas no encosto e os ombros levemente para trás. Evite sentar na ponta do assento.


- Apoie o antebraço sobre a mesa, mas evite que os cotovelos fiquem para baixo (Dica: Apoio para Antebraço Ergonômico).


- Faça intervalos para reduzir a pressão nos discos vertebrais, tensões na coluna, ombros e na área cervical e para melhorar a circulação sanguínea (Dica: pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados).


- Alongue o seu corpo, sobretudo braços, pescoço, costas e pernas. Participe da ginástica laboral se a empresa oferece ou fora do emprego, pratique atividades físicas, especificamente recomendadas para você, que serão ótimos para o fortalecimento dos músculos que ajudam a sustentar a coluna e controlar a flexibilidade.


- Beba água. Hidratar-se ajuda as articulações e músculos ficarem lubrificados.


A Clínica Lamari oferece aos seus clientes todo o suporte necessário para a realização da análise ergonômica no ambiente laboral. Com um programa completo que proporciona a adaptação postural dos trabalhadores às condições adequadas de trabalho, os resultados satisfatórios surgem e geram, consequentemente, uma maior eficiência produtiva.


O programa ergonômico oferecido pela Clínica Lamari é elaborado em conformidade com as características peculiares de cada empresa, com treinamentos para capacitar os funcionários a uma maneira mais segura e eficiente de exercer suas funções laborais. O programa disponibiliza para as empresas: análise ergonômica do trabalho, laudo ergonômico, palestras e treinamentos, ginástica laboral, comitê ergonômico, dentre outros.


Invista na sua saúde. Para mais informações entre em contato pelos telefones ou redes sociais da Clínica Lamari.


Obrigado!


301 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
001.png
bottom of page