top of page
  • Foto do escritorMateus Lamari

4 Maneiras de Ter Boa Postura


A maioria de nós sente dor nas costas em algum momento de nossas vidas. Pode ser devido a uma lesão esportiva, um acidente ou uma condição congênita, como escoliose. Mas na maioria das vezes, a dor nas costas superior ou inferior se desenvolve durante o curso da vida cotidiana. Atividades repetitivas no trabalho ou em casa, como sentar em um computador ou levantar e carregar, podem produzir tensão e rigidez muscular que resultam em dores nas costas. Uma solução para prevenir a dor nas costas é melhorar a postura.


Além de melhorar sua postura, a boa forma física geral e um peso saudável também são importantes. Mas o ato surpreendentemente simples de prestar atenção para melhorar sua postura pode ajudar muito.



O básico da postura


Postura é a maneira como você mantém o corpo em pé, sentado ou executando tarefas como levantar, dobrar, puxar ou estender a mão. Se sua postura for boa, os ossos da coluna - as vértebras - estão alinhados corretamente.


Quatro etapas para melhorar sua postura


Você pode melhorar sua postura - e evitar dores nas costas - praticando algumas imagens mentais e alguns exercícios fáceis.


Imagens. Pense em uma linha reta passando pelo seu corpo do teto ao chão (suas orelhas, ombros, quadris, joelhos e tornozelos devem ser uniformes e alinhados verticalmente). Agora imagine que uma corda forte presa ao topo de sua cabeça está puxando você para cima, tornando-o mais alto. Tente manter o nível da pélvis - não deixe a região lombar balançar - e resista ao impulso de ficar na ponta dos pés. Em vez disso, pense em esticar a cabeça em direção ao teto, aumentando o espaço entre a caixa torácica e a pelve. Imagine-se como uma bailarina ou patinador no gelo, em vez de um soldado em posição de sentido.


Aperto da omoplata. Sente-se ereto em uma cadeira com as mãos apoiadas nas coxas. Mantenha os ombros abaixados e o queixo nivelado. Lentamente, puxe os ombros para trás e aperte as omoplatas uma contra a outra. Segure e conte até cinco; relaxar. Repita três ou quatro vezes.


Alongamento da parte superior do corpo. Fique de frente para um canto com os braços levantados, as mãos espalmadas contra as paredes e os cotovelos na altura dos ombros. Coloque um pé à frente do outro. Flexionando o joelho para a frente, expire enquanto inclina o corpo em direção ao canto. Mantenha as costas retas e o peito e a cabeça erguidos. Você deve sentir um bom alongamento no peito. Mantenha esta posição por 20-30 segundos. Relaxar.


Alongamento do braço cruzando o peito. Levante o braço direito na altura do ombro à sua frente e dobre o braço na altura do cotovelo, mantendo o antebraço paralelo ao chão. Segure o cotovelo direito com a mão esquerda e puxe-o suavemente sobre o peito para sentir um alongamento no braço e no ombro do lado direito. Mantenha a posição por 20 segundos; relaxe ambos os braços. Repita para o outro lado. Repita três vezes de cada lado.


Pratique esses exercícios de imagem e postura ao longo do dia. Você pode tentar encontrar um bom gatilho para ajudá-lo a se lembrar, como fazer um ou mais deles ao se levantar da mesa ou antes dos intervalos e do almoço programados. Logo isso se tornará um hábito.



Riscos surpreendentes de má postura


Quer seja o resultado de ficar sentado em uma mesa o dia todo, olhando para um smartphone ou relaxando em um sofá, a postura inadequada está perseguindo pessoas de todas as idades. E os especialistas em saúde estão preocupados. "É um problema de saúde comum e importante entre os americanos e pode causar dores no pescoço, problemas nas costas e outras condições agravantes", disse Meghan Markowski, fisioterapeuta do Brigham and Women's Hospital, afiliado a Harvard.


Outros problemas relacionados à postura


Embora as doenças nas costas e no pescoço estejam no topo da lista de possíveis problemas de postura, existem muitos outros - como falta de equilíbrio, dores de cabeça e dificuldades respiratórias. "Os pesquisadores também estão investigando se a postura afeta o humor, o sono, a fadiga e o alinhamento da mandíbula", diz Markowski.


Três outros problemas ligados à má postura podem surpreendê-lo.

1. Incontinência. A postura inadequada promove a incontinência de estresse - quando você perde um pouco de urina ao rir ou tossir. "A postura curvada aumenta a pressão abdominal, o que exerce pressão sobre a bexiga. A posição também diminui a capacidade dos músculos do assoalho pélvico de resistir a essa pressão", observa Markowski, especialista em ajudar as pessoas a superar problemas urinários, intestinais e do assoalho pélvico.


2. Constipação. A postura inadequada no banheiro - curvado com os joelhos abaixo do quadril - pode causar prisão de ventre. "Essa posição fecha um pouco o ânus e torna mais difícil para os músculos abdominais ajudarem a remover as fezes", diz Markowski. A constipação é caracterizada por menos de três evacuações por semana; fezes duras e secas; esforçar-se para mover os intestinos; e uma sensação de evacuação incompleta.


3. Azia e digestão retardada. A postura desleixada após uma refeição pode desencadear azia causada por refluxo ácido (quando o ácido do estômago volta para o esôfago). "A postura curvada exerce pressão sobre o abdômen, o que pode forçar o ácido estomacal na direção errada", explica o Dr. Kyle Staller, gastroenterologista do Massachusetts General Hospital, afiliado a Harvard. "E algumas evidências sugerem que o trânsito nos intestinos fica mais lento quando você fica desleixado. Em minha opinião, provavelmente desempenha um pequeno papel."


O que você pode fazer


Markowski recomenda consultar um fisioterapeuta se você suspeitar que sua postura está causando problemas. O terapeuta personalizará um programa de exercícios e alongamentos para melhorar a força e a flexibilidade dos músculos centrais. Os músculos centrais (no abdômen, assoalho pélvico e nas costas) sustentam a coluna.


O objetivo é uma posição neutra e ereta da coluna - não flexionada muito para frente ou para trás.


Uma coluna neutra também é importante na hora de evacuar. "Mantenha as costas retas e incline-se para a frente na altura dos quadris. Manter os joelhos mais altos do que os quadris - colocando os pés em um banquinho - imita uma posição de agachamento, que é melhor para ajudar a abrir o ânus para que você possa passar as fezes sem forçar, "Markowski diz.

Para reduzir o risco de vazamento de incontinência de esforço, Markowski recomenda fortalecer os músculos do assoalho pélvico. "Ensinamos as pessoas a controlar os músculos pélvicos quando tossem", diz ela. "O alinhamento neutro adequado da coluna também ajudará a minimizar a pressão abdominal."


Algumas dicas gerais de postura


Para atingir a posição neutra da coluna, Markowski o aconselha a colocar os ombros para baixo e para trás, puxar a cabeça para trás e envolver os músculos centrais. "Traga o umbigo em direção à coluna, como se estivesse fechando o zíper de um jeans confortável. Isso ajudará a envolver o músculo transverso do abdome, que atua como um espartilho ao redor da coluna", explica Markowski.


Outras dicas: Use um travesseiro de apoio lombar para lembrá-lo de sentar-se ereto em uma cadeira e mudar de posição a cada 30 a 60 minutos. “Não queremos pessoas em posturas fixas por horas seguidas”, diz Markowski. "Esteja vigilante, e uma boa postura contribuirá para muitos aspectos da saúde."



DICAS SOBRE MA POSTURA NO LINK ABAIXO NO SITE DA MAYO


Obrigado!

298 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
001.png
bottom of page