Sensações Estranhas na Pele e Instabilidade Craniocervical

Exploramos os problemas que muitas das pessoas que vemos têm. Os sintomas incluem dor ao toque da pele, sensações na pele em que metade do corpo fica quente e metade do corpo fica com frio, erupções cutâneas e problemas de suor. A sensação é sentida quando os impulsos nervosos sobem pelas colunas posteriores da medula espinhal até as partes do cérebro que percebem coisas que são os centros somatossensoriais do cérebro. Mas o que acontece se essa rodovia mensageira tiver um bloqueio ou o tráfego estiver sendo desviado e muitas das vias da rodovia estiverem fechadas? As mensagens se movem mais lentamente, as mensagens prioritárias podem ser atrasadas.

Nesta imagem, vemos que este paciente tem instabilidade da coluna cervical. Isso permite que o canal vertebral posterior ou posterior atinja as paredes do canal vertebral. A pressão criada por vértebras cervicais hipermóveis e instáveis ​​fazia com que todo o corpo do paciente ficasse em estado de angústia. Eles tinham a sensação de que seu corpo estava zumbindo ou vibrando, sua pele tinha diferentes temperaturas de um lado para o outro e sensações de coceira consistentes com a sensação de que algo estava rastejando sobre eles. Nossos tratamentos para aliviar os problemas desse paciente se concentraram em remover a pressão na medula espinhal, estabilizando as vértebras cervicais e restaurando a curva natural da coluna cervical e torácica.

Você tem calor de um lado do corpo, frio do outro, você transpira o tempo todo, mas apenas em manchas.

Os pacientes que sofrem de instabilidade craniocervical e doença degenerativa e instabilidade da coluna cervical podem ter uma condição de incapacidade de regular a temperatura corporal. Para alguns, isso pode ter ocorrido após uma fusão da coluna cervical. Em nosso mundo de instabilidade da coluna cervical, há décadas ajudamos pacientes que podem estar lidando com sintomas de tipo neurológico crônicos e contínuos que podem se revelar como instabilidade de temperatura. Nesses pacientes, podemos explorar uma mensagem hipotalâmica crônica errônea (nervos comprimidos enviando mensagens confusas para o hipotálamo, a glândula que regula a temperatura corporal) e uma resposta inflamatória neurogênica (inflamação do nervo, como um disco ou vértebra está beliscando o nervo). Procuramos alterações patológicas no fluxo sanguíneo cerebral (o paciente não recebe sangue suficiente para o cérebro).

Mãos quentes e frias, suadas

Um paciente nos dirá em sua primeira consulta:

“O sintoma que mais confunde meus médicos é minha habilidade, dependendo de como eu fico, de fazer minhas mãos ficarem quentes ou frias, suadas ou secas, pálidas ou avermelhadas. Eles me dizem que este é um problema neurológico. Não gosto de ter as palmas das mãos suadas”.

Coceira na pele

Quando as pessoas têm coceira de origem desconhecida, elas são recomendadas ao cuidado de um dermatologista. Se você sofre de coceira na pele e erupções cutâneas, isso provavelmente aconteceu com você. Os tratamentos iniciais oferecidos provavelmente foram pomadas e cremes mais potentes ou mais resistentes do que aqueles que você já comprou no balcão ou na Internet. Quando esses tratamentos não estão funcionando ou foram eliminados de sua utilidade, a próxima etapa é, naturalmente, cavar mais fundo e procurar outras coisas.

Pacientes que sofrem de instabilidade craniocervical e doença degenerativa e instabilidade da coluna cervical podem ter problemas de erupções cutâneas e coceira. Os problemas de coceira podem ser desafiadores. É um problema de pele e erupções cutâneas ou é um problema de neurologia e um sintoma mais por conta própria? Vimos pacientes com coceira não controlada de origem desconhecida. Em algumas dessas pessoas, vinha da instabilidade do pescoço e da coluna cervical do paciente.

Insetos rastejando na minha pele

As pessoas entrarão em contato conosco com um diagnóstico de formigamento de difícil tratamento, que é a sensação de bichos rastejantes ou insetos rastejando em sua pele. O termo médico formigamento vem do latim para formigas e pode ser traduzido como uma condição de "formigas rastejando na pele". Essas pessoas podem ter um diagnóstico de alucinações táteis, uma sensação estranha em que a pele sente coisas que não existem, como um toque ou calor, ou qualquer sensação que alguém "sentiria".

À medida que essas pessoas se aprofundaram cada vez mais em seus testes e diagnósticos, porque a causa desses sintomas não foi encontrada, alguns de seus médicos acreditaram que essas pessoas eram delirantes e exames psiquiátricos foram recomendados.

Ou seja, em algumas pessoas, essas condições podem ser causadas por pressão ou compressão da medula espinhal posterior causada pelo aumento da tensão espinhal criada por uma curva cervical deficiente ou instabilidade do pescoço.

Os problemas da transpiração excessiva

Se você tem problemas de suor, isso pode ser causado por vários fatores, incluindo os mencionados acima. Mas se você sofre de suor excessivo como um dos muitos outros sintomas, as causas devem ser examinadas em neurologia. Para muitas pessoas que vemos, especialmente aquelas com problemas moderados a graves no pescoço, começamos a procurar indícios de que a transpiração é proveniente da instabilidade da coluna cervical.

Percebemos que, para algumas dessas pessoas, o suor se torna uma preocupação primária e elas se tornam muito constrangidas com as pessoas olhando para suas roupas excessivamente molhadas. Dos muitos sintomas que as pessoas desejam tratar, está o problema da transpiração excessiva.

“O suor extremo é muito difícil de controlar, tenho que trocar de roupa várias vezes ao dia”.

Este é um exemplo do que ouvimos das pessoas em nosso centro:

“Tenho um diagnóstico de neuralgia occipital . Meus médicos me disseram que tenho compressão em C2. Tenho dores de cabeça, síncope (desmaios), náuseas e vômitos , visão turva e dupla , dificuldade para engolir , enxaquecas , intolerância ao calor e sudorese extrema. O suor extremo é muito difícil de controlar, tenho que trocar de roupa várias vezes ao dia”.

A sudorese causada por hérnia de disco cervical é algo que vemos em pacientes. No entanto, para muitos, esta é uma questão controversa. Polêmico significa que não há pesquisas publicadas o suficiente para formar uma opinião de uma forma ou de outra. Para as pessoas que têm hiperidrose, não há polêmica real. Eles têm, e se você é como muitos, está lendo este artigo porque sofre de muitos sintomas que seus médicos não podem ajudar, a polêmica reside na incapacidade de ser tratado.

A Clínica Lamari tem uma equipe multidisciplinar treinar, com experiência em pacientes com instabilidade craniocervical (Médicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Educadores Físicos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos). Entre em contato e tire suas dúvidas:

11.842 visualizações5 comentários