• Mateus Lamari

Síndrome de Ativação dos Mastócitos

Os mastócitos são células que desempenham um papel importante no seu sistema imunológico, dizendo ao seu corpo quando responder a coisas que não deveriam estar lá. Quando o sistema imunológico não funciona corretamente, os mastócitos podem causar problemas. Podem estar envolvidos em alergias, problemas nervosos e doenças do tecido conjuntivo, como as síndromes de Ehlers-Danlos (SED). ⁠

A síndrome da ativação de mastócitos (SAM) é uma condição em que alguém tem uma atividade aumentada de mastócitos. As características da SAM nas pessoas podem ser muito variadas, provavelmente devido às diferenças genéticas de cada um. ⁠

Os sintomas podem incluir coceira, vermelhidão e danos à pele, diarreia ou dor no abdômen, entre outros. Os gatilhos comuns da SAM incluem: álcool, calor, medicamentos, procedimentos invasivos (cirurgia, biópsia, endoscopia), picadas de insetos, inalantes (naturais ou químicos como perfumes), temperatura corporal elevada (febre) ou infecção, exercício, contato físico (pressão , fricção), emoções / estresse. Além da fadiga, a dor é um dos sintomas mais comuns da SAM.⁠

Leia mais sobre SAM, diagnóstico e tratamento no nosso blog, e entre em contato para agendamento de consultas (online ou presenciais), com nossos Médicos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e Educadores Físicos. ⁠

Spotify