
Mateus Lamari
Fisioterapia pós-COVID
Atualizado: 8 de mar.
Com o avanço da vacinação e grande parte da população brasileira vacinada, os sintomas dessa recente onda de casos novos foram mais leves e menos pessoas precisaram ser hospitalizadas.
No entanto, é importante lembrar que o COVID pode trazer grande impacto funcional aos que se recuperaram da doença, e é por isso que a fisioterapia é tão importante!

Por que a fisioterapia pós-COVID é necessária?
Os exercícios da fisioterapia ajudarão no retorno mais rápido às suas atividades cotidianas, sem traumas e riscos.
Antes da escolha dos recursos e técnicas fisioterapêuticas, o fisioterapeuta deve considerar as indicações e contraindicações de cada uma delas, sempre considerando os riscos e as particularidades de cada paciente.
O processo de recuperação do paciente pós-Covid-19 vai além dos testes negativos sobre a presença do vírus no organismo.
Além das técnicas voltadas para a melhora da respiração, os fisioterapeutas também realizam intervenções que estimulam a mobilidade do paciente. Como eles passam muito tempo na mesma posição (no caso de pessoas que precisaram ser internadas), é importante ações que promovam a amplitude articular, assim como aquelas que estimulam o movimento.
Contamos com uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, técnicos desportivos e terapeutas ocupacionais. A definição dos especialistas que atuarão junto a cada paciente é feita de acordo com as necessidades e a complexidade do caso.
Você que teve COVID, já passou pela avaliação de um fisioterapeuta?
Obrigado!