Distúrbios Cardiovasculares na Instabilidade Craniocervical

Muitas das fibras sensoriais do nervo vago que regulam a pressão arterial estão na artéria carótida e nas fibras do nervo glossofaríngeo. Os nervos fazem parte de uma rede que leva impulsos ao cérebro que informam ao cérebro o que está acontecendo com a frequência cardíaca e a pressão arterial a cada momento.

Por exemplo, se sua pressão arterial está caindo, você precisa dessa rede para alertar o sistema de adrenalina ou o sistema nervoso simpático para regular sua pressão arterial.

Muitas pessoas têm tonturas inexplicáveis, problemas de equilíbrio, oscilações da pressão arterial, arritmia, palpitações OU sua frequência cardíaca pode ficar muito baixa.

Eles vão a um cardiologista ou vários cardiologistas e outros médicos e ninguém parece saber a causa de seus problemas cardíacos.

Descobrimos que em muitos desses casos, a pessoa sofre de instabilidade cervical, especialmente instabilidade cervical superior.

Os nervos sensoriais que informam ao cérebro o que está acontecendo, momento a momento, em relação à frequência cardíaca e à pressão arterial, são transportados pelo nervo vago e pelo nervo glossofaríngeo. Se as mensagens que esses nervos sensoriais precisam transmitir ao cérebro forem bloqueadas ou prejudicadas, os sintomas cardíacos descritos podem se desenvolver.

Muitas pessoas estão cientes de que os problemas que estão tendo na coluna cervical e no pescoço são causados ​​pela compressão da raiz do nervo cervical, levando a dores no peito que simulam um evento cardiovascular. É importante perceber que esta pode ser apenas uma explicação possível para o motivo pelo qual indivíduos aparentemente saudáveis, tendo sido examinados por seu cardiologista, apresentam sintomas do tipo cardiovascular aparentemente sem explicação.

Angina cervical e uma longa lista de outros sintomas dos quais você também sofre. Todos eles vêm do pescoço?

Como muitos problemas decorrentes da instabilidade da coluna cervical e do pescoço, a angina cervical ou a dor no peito podem ser consideradas controversas ou uma doença misteriosa. Também não é um sintoma que se desenvolve isoladamente. A angina cervical costuma ser acompanhada por muitos problemas coexistentes relacionados ao pescoço.

"De repente, eu tive dor no peito, peso no peito, falta de ar e meu coração estava batendo forte."

“Tive um ataque de pânico descontrolado enquanto dirigia para o trabalho. Não houve novo estresse em minha vida, eu nem mesmo estava tendo “pensamentos ruins”, na verdade, não estava pensando particularmente em nada. De repente, senti dor no peito, peso no peito, falta de ar e meu coração batia forte, pensei que fosse desmaiar. Depois que me acalmei o suficiente para dirigir novamente, fui para casa, deitei e esperei que isso diminuísse”.

Ao buscar uma possível causa para esse evento, essa pessoa nos revelou que estava indo a um quiropraxista e teve muita manipulação cervical recentemente. Após o exame com uma radiografia, mostrou uma quantidade incrível de instabilidade cervical superior. Isso, sugerimos, talvez seja a causa desses e de outros sintomas que ela sofria, incluindo pressão na cabeça, histórico de enxaquecas , sensibilidade ao som , visão intermitente embaçada , desequilíbrio e névoa cerebral.

Este artigo discute problemas muito semelhantes que causam uma frequência cardíaca elevada - taquicardia sinusal inadequada e síndrome de taquicardia postural (POTS). Embora compartilhem sintomas semelhantes aos cardiovasculares, há uma diferença principal que separa seu diagnóstico. POTS e seus sintomas de tipo cardiovascular são desencadeados por uma mudança na posição do corpo ou estresse ortostático. A taquicardia sinusal inadequada é uma condição em que o coração dispara e não há nenhuma razão compreensível para isso, a não ser "inadequada".

Um dos problemas mais comuns que vemos no que se refere a esses problemas cardíacos é a síndrome de taquicardia ortostática postural ou POTS. POTS é a forma mais comum de disautonomia - problemas ou disfunções do sistema nervoso autônomo. São sintomas como tontura, palpitações e tremores e são caracterizados por intolerância ortostática (este é o desenvolvimento de muitos dos sintomas descritos anteriormente quando uma pessoa se levanta. Esses mesmos sintomas também são aliviados quando a pessoa se deita). Esses sintomas podem estar presentes sem com ou sem hipotensão ortostática associada (sua pressão arterial cai drasticamente quando você se levanta) e estresse excessivo do sistema autônomo. Uma observação pode ser feita normalmente nessas pessoas com esses sintomas.

A Clínica Lamari tem uma equipe multidisciplinar treinar, com experiência em pacientes com instabilidade craniocervical (Médicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Educadores Físicos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos). Entre em contato e tire suas dúvidas: