• Mateus Lamari

Dicas de Sono (Posição Correta, Travesseiro e Colchão)

Atualizado: 7 de Ago de 2020

Uma noite de sono de qualidade é imprescindível para se ter um bom dia, e a postura correta é um fator importante, já que ficamos cerca de 8 horas nesta posição. Mas, afinal, existe uma posição para dormir mais adequada? O que é melhor: dormir de lado, de barriga pra cima ou de bruços? Qual tipo de colchão e travesseiro? Qual densidade?


Neste post, você vai descobrir os benefícios de cada tipo de colchão e travesseiro, além da posição mais indicada para dormir. Confira!



A manutenção da postura é essencial para um descanso de qualidade. Durante o sono, perdemos o controle da musculatura e para evitar problemas mais sérios na coluna é importante se preocupar com a postura correta durante toda a noite.


A postura mantida na cama pode afetar muito mais do que apenas o sono. Uma posição para dormir inadequada favorece dores nas costas, no pescoço, fadiga, apneia do sono, cãibras, má circulação e até azia.


A melhor posição para se dormir é de lado

A melhor posição para dormir é de lado porque assim a coluna fica bem apoiada e numa linha contínua, o que combate a dor nas costas e evita lesões na coluna. Mas para que essa posição seja benéfica deve-se usar, pelo menos, 2 travesseiros, um no pescoço, outro entre as pernas e um terceiro pode ser usado para ser abraçado.


De lado (CERTO): Mantenha a coluna alinhada e os braços abaixo do queixo. Os joelhos devem estar semi flexionados e com um travesseiro fino entre eles para impedir a sua rotação. Isso também evita que a região lombar fique estendida, o que, a longo prazo, pode provocar problemas na coluna. Dormir de lado também diminui as chances de ronco, porque mantém as vias aéreas abertas. Além disso, esta posição permite que a cabeça e os pés fiquem da altura do coração, facilitando a circulação e fazendo com que o corpo funcione melhor durante o período em que o indivíduo está dormindo.

De lado (ERRADO): Nunca deixe a mão sob a cabeça, porque essa postura compromete a circulação no braço e força o travesseiro contra o rosto, o que favorece o aparecimento de linhas de expressão. Procure, ainda, não dormir com o corpo todo encolhido. A posição fetal, onde a pessoa deita-se de lado e fica toda encolhida também não a melhor opção porque os ombros ficam muito para frente, assim como a cabeça, e a pessoa tem mais possibilidade de ficar corcunda.


Barriga para cima

Barriga para cima (CERTO): também é considerada uma boa posição para dormir, pois o corpo fica reto. Coloque um travesseiro fino ou um rolinho de espuma sob os joelhos para que permaneçam semi flexionados durante a noite, deixando os quadris bem posicionados e os músculos da região lombar relaxados. É uma boa opção para indivíduos com dor ou alterações no ombro, se está em tratamento com cremes antirrugas durante a noite, se possui alguma ferida no rosto.

Barriga para cima (ERRADO): Não é correto dormir com as pernas muito esticadas, porque isso força a região lombar. Além disso, nunca dobre o travesseiro para que ele fique mais alto porque aí, a tendência é repousar a cabeça sobre a dobra, forçando demais a região cervical. Dormir de barriga para cima com um travesseiro apoiado favorece a anteriorização da cabeça, o que acaba favorecendo a postura corcunda. Além disso, pode causar dor no fundo das costas porque a região lombar acaba sendo pressionada. Essa posição também favorece o ronco e a apnéia do sono porque a língua desliza para trás e dificulta a passagem do ar pela garganta.


De bruços, jamais!

A pessoa que dorme de barriga para baixo acorda cansada e toda dolorida, pois o rosto não pode ficar afundado e torcido no travesseiro, tencionando nervos e músculos da região cervical. Além disso, as regiões torácica e a lombar são prejudicadas nessa postura. Deitando dessa maneira, a coluna fica torta, pois é preciso virar o pescoço para poder respirar. Essa posição pode predispor sintomas de dores de cabeça.


Em relação ao travesseiro.


Investir em um travesseiro de qualidade é um importante diferencial para ter uma boa noite de sono. A principal função do produto é garantir um perfeito alinhamento da sua coluna cervical com o tronco, preenchendo todo o espaço entre sua cabeça até o colhão. Isso protege a coluna contra lesões e evita aquelas dores e desconfortos na região do pescoço ao acordar.


Não existe um travesseiro ou tipo de travesseiro universal, que seja ideal para todo mundo. A forma como dormimos (de lado, costas ou bruços), a largura dos ombros e até mesmo se suamos muito a noite ou não irão afetar essa escolha.


Nesse caso, a altura do travesseiro tem que ser igual à distância entre o pescoço e a parte externa do braço. O ideal é buscar um travesseiro com densidade de 29 a 34 e com altura de aproximadamente 10 centímetros. Já para quem dorme com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um travesseiro mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna. Um bom teste para tirar a dúvida sobre o modelo ideal é deitar-se com o travesseiro e verificar se o pescoço está retinho: se estiver voltado para cima ou para baixo, prefira outro modelo. Uma pessoa alérgica dá maior atenção à proteção, enquanto alguém que transpira muito prioriza o frescor do travesseiro.


O travesseiro deve ser trocado, em média, a cada 18 meses. Ideal, sempre, é dar preferência a enchimentos que se deformam com menos facilidade. É melhor que seja largo para não sair do lugar com qualquer movimento do seu corpo durante a noite. O ideal é experimentar o modelo escolhido ainda na loja.


Qual é o melhor colchão: colchão de mola ou espuma?

Para muitas pessoas escolher um colchão de mola ou espuma pode ser bem trabalhoso. Afinal, com tantos modelos de colchão de mola e espuma no mercado, como saber qual é o melhor colchão? Bom, primeiramente, é válido comentar que no comparativo não há um melhor colchão, ou seja, a escolha deverá ser feita com base nas suas necessidades. Evite os extremos, muito macios ou muito rígidos.


Colchão de Espuma

O colchão de espuma apresenta inúmeras vantagens, no entanto, é preciso ter cautela no momento de adquirir esse modelo de colchão. Isso porque, a densidade ideal da espuma do melhor colchão está diretamente relacionada ao biotipo dos usuários.


Por isso, para evitar situações que comprometam a saúde dos usuários é necessário consultar a tabela INER (Instituto Nacional de estudos do Repouso). Nesta tabela, é possível encontrar informações sobre qual o melhor colchão para cada tipo de peso.


· Densidade 18 (D18): recomendado para recém-nascidos e crianças até 3 anos de idades;

· Densidade 23 (D23): recomendado para pessoas de até 60Kg;

· Densidade 28 (D28): recomendado para pessoas de até 80Kg;

· Densidade 33 (D33): recomendado para pessoas de até 100Kg;

· Densidade 45 (D45): recomendado para pessoas de até 150Kg.


Se o colchão é para o casal, leve em consideração a pessoa mais pesada. Se a densidade for menor o colchão pode afundar ou deformar;


Após definir a densidade de espuma, chega a hora de escolher o modelo melhor colchão. Para te auxiliar nessa etapa separamos as três principais tecnologias do segmento de espumas, sendo elas:


· Viscoelástica: a espuma viscoelástica, desenvolvida pela NASA (Agência Espacial Norte-Americana), se molda perfeitamente ao corpo. Sua estrutura proporciona um encosto perfeito para cabeça, pescoço e coluna.

· Hiper AMX: a espuma Hiper AMX é parecida com a espuma viscoelástica, entretanto, tem uma resiliência maior, ou seja, o retorno da espuma ao ser comprimida é mais rápido. Sua estrutura garante um alto suporte de carga.

· Gel: a espuma em gel ativa a circulação sanguínea e regula a temperatura corporal. Sua estrutura além de se moldar perfeitamente ao corpo, transmite uma sensação de frescor.


Colchão de Mola

Com o passar do tempo, o colchão de molas passou a ser o muito aceitado entre o público. Isso porque, dentre os inúmeros pontos positivos, o colchão de molas é considerado o modelo ideal para quarto de casal, ou seja, para casais que apresentam uma diferença considerável de peso.

No entanto, antes de optar pela escolha do produto, saiba que é preciso ter em mente que a quantidade de molas é um fator importante que determina qual será o nível de conforto e qualidade.


Além disso, deve ser considerado e avaliado o sistema de molejo e a forma como as molas estão dispostas. Confira alguns modelos que podem ser encontrados no mercado:


· Molas individualmente ensacadas: esse é o melhor colchão para casais com sono agitado, pois sua estrutura evita que o produto balance com o movimento do outro usuário. Lembre-se quando maior o número de molas mais conforto e qualidade de sono você terá.

· Molas bonnel: as molas desse colchão são feitas com aço especial. Sua estrutura é extremamente durável ainda mais em se tratando da versão TriPower que se utiliza de uma grande quantidade de molas por metro quadrado, garantindo autonomia de movimentos e maior conforto.

· Molejo LFK: colchão com sistema de molejo LFK são muito confortáveis e firmes. Isso porque, sua estrutura distribui perfeitamente a pressão do corpo dos usuários.


O que é o pillow top?


Mas, afinal, o que é o Pillow Top? Em tradução literal, seria “travesseiro de cima”, ou seja, quando um colchão apresenta Pillow Top é porque sua estrutura contém uma camada extra que fica acima do colchão, proporcionando mais conforto aos usuários de cama box casal ou cama box solteiro.


Os colchões têm prazo de validade. Os de espuma mantêm a qualidade do material por até oito anos. Os de mola podem durar até 15 anos.


Mas tenha em mente...


Cada pessoa está habituada a dormir de um jeito e não é problemático tentar outras posições, desde que se sinta confortável.


Variar as posições durante a noite também é uma boa possibilidade de acordar mais descansado e sem dor na coluna ou no pescoço, no entanto sempre que se sentir desconfortável deve mudar de posição, mas sempre tendo o cuidado de manter a coluna bem apoiada durante toda a noite, ou pelo menos, na maior parte da madrugada.


Ter dor não é comum, não se acostume com as dores. Para mais informações, sugestões específicas de colchão e dúvidas em geral, entre em contato com nossa equipe.


Instagram

Facebook

Youtube

Spotify

Obrigado!

3,593 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo