top of page
  • Foto do escritorMateus Lamari

Classificação Internacional de Funcionalidade

Você sabia que a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) não se resume somente a um sistema de codificação? Ela possibilita a compreensão de que funcionalidade e incapacidade são resultados de uma relação entre as funções e estruturas corporais, atividades e participação, com a condição de saúde e o contexto em que o indivíduo está inserido, dessa forma se tornam⁣ SITUAÇÕES e não características definitivas das pessoas, independente de um diagnóstico, e podem se alterar com o passar do tempo.


Analisar o grau de funcionalidade e incapacidade permite identificar as diferentes necessidades de pessoas que podem ter a mesma condição de saúde, já que cada indivíduo é único, possibilitando assim aperfeiçoar o o cuidado de saúde tornando-o individualizado.



Nas classificações internacionais da OMS, os estados de saúde (doenças, distúrbios, lesões, etc.) são classificados principalmente na CID-10 (abreviação da Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão), que fornece uma estrutura etiológica. A funcionalidade e incapacidade associadas aos estados de saúde são classificadas na CIF. Portanto, a CID-10 e a CIF são complementares, e os usuários são estimulados a utilizar esses dois membros da família de classificações internacionais da OMS em conjunto. A CID-10 fornece um "diagnóstico" de doenças, distúrbios ou outras condições de saúde, e essas informações são complementadas pelas informações adicionais fornecidas pela CIF sobre funcionalidade. Em conjunto, as informações sobre o diagnóstico e sobre a funcionalidade fornecem uma imagem mais ampla e mais significativa da saúde da pessoa ou população, que pode ser utilizada para propósitos de tomada de decisão.


A Clínica Lamari fornece atendimento com todos profissionais: Fisioterapeutas, Médicos, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Educadores Físicos, fornecendo laudos para todas as necessidades, sempre de maneira multiprofissional e interdisciplinar. Para saber mais sobre como a telemedicina e os laudos online podem ajudar no seu caso, entre em contato conosco.


Obrigado!

204 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
001.png
bottom of page