• Mateus Lamari

Clínica Lamari Podcast

Podcast é um formato de transmissão de conteúdo via áudio, sobre os mais variados temas e assuntos, que você pode ouvir onde e quando quiser.


Até aí tudo bem, mas você pode estar se perguntando: “Por que ouvir podcast? Quais as vantagens em ouvir um podcast? Qual a diferença entre um podcast e uma rádio online?”


Existem várias vantagens de um ouvir um podcast – talvez por isso o número de ouvintes e podcasts não para de crescer, no Brasil e no mundo – mas a principal é a comodidade e o acesso fácil à informação, o que faz com que cada vez mais pessoas prefiram ouvir podcasts a assistir vídeos, ler artigos ou escutar programas de rádio.


Ainda na dúvida? Então dê uma olhada nas principais vantagens dos podcasts:



Podem ser ouvidos em qualquer situação


A maioria das pessoas escutam podcasts pelo celular, ou seja, elas podem colocar seus fones de ouvido e escutar um podcast no local que quiserem e na hora que bem entenderem.


Sabe quando você está lavando aquela louça chata e não tem como apoiar o celular ou o computador para assistir vídeos ou ler alguma coisa? Como o podcast é totalmente em áudio, fica muito mais simples ter acesso aos conteúdos enquanto realiza suas atividades.

É possível escutar seus episódios de podcasts em tudo quanto é lugar. Dessa forma você segue com seu dia enquanto se informa ou se diverte.


Durante seu treino


Muita gente escuta música enquanto faz musculação, corre na esteira ou pedala na bicicleta ergométrica, mas que tal variar um pouco e ouvir um papo bem bacana que te inspire a se exercitar ainda mais?


No trânsito


Às vezes a única coisa que pode te salvar de passar raiva em transporte público ou no trânsito é seu fone de ouvido, certo? Aposte em diferentes podcasts para te entreter nessas horas. Aliás, por ser possível ouvir podcast offline, ele também se faz uma ótima opção para viagens longas de avião que não permitem internet.


Enquanto arruma a casa


A maioria das pessoas não gosta de varrer o chão, lavar roupa, secar louça, arrumar o quarto…, mas isso pode mudar se você estiver ouvindo um episódio muito engraçado do seu podcast favorito. Acredite, até as atividades mais chatas ganham um brilho a mais.


Na cama


Acordar cedo pode ser difícil para muita gente, então que tal um empurrãozinho para sair da cama mais disposto a encarar o dia? Aperte play naquele episódio interessante da Clínica Lamari e comece bem a manhã!


Enquanto espera


Existe algo mais irritante do que ser obrigado a esperar por um compromisso? Normalmente a pessoa tem que se conformar em assistir qualquer coisa que esteja passando na TV do local (quando tem!). Com um podcast em seu celular, você pode ignorar essa espera e usar esse tempo precioso para aprender algo ou apenas passar o tempo com mais qualidade.


Você não precisa se preocupar em apoiá-lo para ter sua tela à mostra, basta deixá-lo no bolso (se tiver fones) ou em algum lugar próximo (se não tiver fones) e pronto, pode ouvir à vontade!


São totalmente grátis e sem anúncios incômodos


Diferentemente de alguns conteúdos em outras mídias que precisam ser pagos para se ter acesso, a grande maioria dos podcasts estão disponíveis gratuitamente. Basta baixar o episódio de sua preferência ou até mesmo fazer um streaming.


A mesma coisa vale para os anúncios. As propagandas durante os vídeos do Youtube te irritam?


Nos podcasts isso não existe.


Estão disponíveis ON e OFFLINE


Se você quiser ter acesso a conteúdo de qualidade sem precisar da internet, um podcast é uma das melhores opções.


Ao assinar os seus podcasts favoritos, os episódios lançados serão automaticamente baixados em seu dispositivo quando ele estiver conectado à internet. Assim eles ficarão guardados na sua “biblioteca” para serem ouvidos quando você quiser, ainda que não tenha conexão naquele momento (nós sabemos bem qual a vantagem disso, certo?).


Na maioria dos aplicativos de podcast você pode escolher se os episódios serão baixados automaticamente ou se você prefere apenas ser notificado de um novo episódio e depois decidir se baixa ou não manualmente.


Proporcionam descontração e entretenimento


Apesar de serem editados, como os vídeos, os podcasts possuem uma dinâmica bem descontraída, mais orgânica e natural. Em alguns casos, é como se você estivesse ouvindo vários amigos em uma mesa de bar. Dá prazer de acompanhar a conversa.


É claro que dependendo do assunto o diálogo pode ser mais sério e contido, mesmo que ainda tenha essa naturalidade e leveza que as gravações em áudio proporcionam – nesse quesito, os podcasts se parecem muito com programas de rádio, embora os podcasts ainda tenham muitas outras vantagens.


Por ser um conteúdo totalmente em áudio (embora muitos bons podcasts também tem um blog que acompanha), os produtores e editores capricham no conteúdo, escolhendo muito bem as informações e as fontes, apresentado-as em um formato leve, atrativo e gostoso de ouvir.