• Mateus Lamari

A melhora da qualidade de vida junto à Osteopatia

A osteopatia é uma técnica de terapia manual que visa o equilíbrio do corpo, considerando-o como um todo.

Na osteopatia, enxergamos o corpo como uma coisa inteira, não o separamos em musculatura esquelética, sistema digestivo, cardiovascular, respiratório etc...

De acordo com a osteopatia, o foco maior do estudo e do tratamento é na origem da dor e não onde ela está localizada. Até porque a dor não é a causa principal da lesão, normalmente elas podem ser ocasionadas devido a um desequilíbrio. A osteopatia é capaz de lidar com uma infinidade de doenças atuais, que costumam causar dores intensas e atrapalhar o dia a dia.

Como por exemplo:

-Escoliose

-Hérnia de disco

-Ciática

-Lombalgias

O tratamento busca fazer com que o corpo trabalhe em homeostase, ou seja, que seja capaz de se autoequilibrar. Assim, na sessão, é encontrada e tratada a causa principal do desequilíbrio.

A osteopatia é indicada para todos, esportistas ou não, desde sua forma preventiva até a sua forma curativa, é um tratamento que funciona muito bem.

Apesar de a maior parte das pessoas que procuram os osteopatas serem adultos ou idosos, as crianças e adolescentes também podem fazer esse tipo de tratamento.

O ideal é que ela seja realizada junto à doção de hábitos de vida saudáveis, como prática de atividade física e alimentação balanceada. Para potencializar o tratamento, é indicado abandonar velhos e nocivos hábitos, assim como o sedentarismo. Afinal, o foco é sempre a unidade do corpo e a manutenção da saúde.